terça-feira, 2 de março de 2010

Sal e açúcar sem exageros

Tanto o sal quanto o açúcar são amigos do paladar, sendo que possuem uma função importante para o nosso organismo, pois ambos são responsáveis pelo sabor dos alimentos. No entanto, quando consumidos em exagero podem prejudicar a saúde, por isso, é preciso que você pense duas vezes antes de dar uma pitadinha de sal nas refeições, no qual sem perceber o exagero pode estar presente aumentando assim as chances de sofrer de pedras nos rins, problemas nos coração, hipertensão e até mesmo retenção de líquidos no organismo. Desta forma, para não prejudicar a saúde é necessário que você se afaste o quanto mais do saleiro, sendo que para evitar o excesso de sal é preciso ficar muito atento a quantidade de sal presente nos alimentos processados, nos quais são os mais prejudiciais.
Os produtos mais perigosos e com maior concentração de sal são: macarrão instantâneo, condimentos, molhos, salgadinhos, alimentos em conserva e alimentos embutidos, como linguiça, salsicha, salame e outros. No momento de fazer a compra de supermercado é preciso que você também avalie os alimentos, analisando o colesterol e as calorias, além de quantidade de sódio. Segundo especialistas, é indicado a ingestão de no máximo cinco gramas, equivalente a uma colher de chá rasa, sendo que se você estiver acostumada em consumir bastante sal é preciso diminuir a quantidade de forma gradativa para que seu paladar de acostume, sendo que uma boa alternativa é abusar de condimentos e ervas, como por exemplo, alho, limão e cebola.
Já o açúcar está presente em refrescos, balas, bolos, doces, enfim, são indispensáveis nas prateleiras dos supermercados, pois é encontrado em diferentes tipos, como o açúcar mascavo, o de confeiteiro, o de cristal, o light e o orgânico. No entanto, dentre estes diferentes tipos de açúcar, segundo especialistas, o mais prejudicial a saúde é o açúcar refinado, pois o mesmo não conta com vitaminas, proteínas, fibras e minerais, sendo rico em calorias. Desta forma, além de aumentar a quantidade de calorias a sua alimentação, quando consumido em excesso poderá provocar desequilíbrio na saúde, facilitando as chances de se desenvolverem diversas doenças. O ganho de peso é um grande risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares, sendo que também provocam diabetes cáries.
O mais indicado que é você diminua a ingestão de açúcar o máximo que puder, isto é, evite doces em seu cardápio, sendo que o segredo para que você controle o excesso de açúcar é substituí-lo por algumas gotinhas de adoçante e evitar as colheradas de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário