sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bragança recebe certificação de “Município Turístico”


Notícia de Bragança | Fonte: Site da PMB - Bragança ( www.braganca.pa.gov.br ) :: 21/05/2010
A 5ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) foi lançada oficialmente no dia 07 de maio numa cerimônia no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O principal objetivo do evento, promovido pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), é integrar os diferentes produtos e serviços da atividade turística dos Estados e países que compõem a Pan-Amazônia, para ampliação, promoção e comercialização destes destinos junto aos demais mercados emissores nacionais e internacionais.

Certificação - Ainda na cerimônia de lançamento da Fita, a Paratur fez a certificação dos municípios avaliados e classificados pelo Ministério do Turismo, conforme estipulado pela Política de Regionalização do Turismo, que qualificou as cidades de todo o Brasil em três categorias: Turísticos, Potencial Turístico, Apoio ao Turismo.

Receberam o Selo Ametista os 14 municípios classificados como Turísticos: Altamira, Barcarena, Belém, Bragança, Curuçá, Conceição do Araguaia, Cametá, Marabá, Marapanim, Parauapebas, Salinópolis, Soure, Santarém e Tucuruí.

Os três municípios classificados como de Potencial Turístico receberão o Selo Jade. São eles: Maracanã, Oriximiná e Salvaterra. Por fim, 16 municípios de Apoio ao Turismo serão contemplados com o Selo Topázio: Abaetetuba, Alenquer, Belterra, Brasil Novo, Canaã dos Carajás, Capanema, Itupiranga, Jacundá, Óbidos, Ponta de Pedras, Redenção, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Tracuateua, Vitória do Xingu e Xinguara. (Agência Pará)

Segundo a Secretária Municipal de Turismo, Josilene Casseb, esta certificação vem coroar uma política municipal de governo adotada desde 2006 pelo prefeito Edson Oliveira, que colocou a atividade turística como um dos vetores da economia de Bragança, valorizando e criando novos atrativos turísticos e espaços de lazer, e desenvolvendo programas de geração de emprego e renda e de melhoramento da infra-estrutura da cidade.

Para a secretária é de extrema importância que a políticas públicas municipais estejam em consonância com as políticas estadual e federal. Nos últimos anos a secretaria procurou, estruturar o planejamento de forma participativa, priorizando, por exemplo, a reativação do Conselho Municipal de Turismo, a elaboração do Planejamento Estratégico da Secretaria e o levantamento do Inventário da Oferta Turística de Bragança, estas e outras ações contaram pontos para que o município estivesse dentro da 1ª categoria de classificação e entre os 14 selecionados em todo o estado do Pará.

Na ocasião de entrega da certificação, o prefeito Edson Oliveira, falou em nome de todos os prefeitos municipais contemplados com o selo e pediu ao governo do estado que desse um tratamento especial aos “Municípios Turísticos”, sugerindo ainda que fosse criada uma associação destes municípios para o fortalecimento e a integração das políticas públicas voltadas para a atividade, além, é claro, de destacar que Bragança é uma das cidades mais velhas do Estado convidando todos para visitá-la e participarem do aniversário de 397 anos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário